Depois da emoção do pedido de casamento, começam os preparativos para concretizar o grande dia. Uma das primeiras coisas que vêm a mente da noiva, talvez até a primeira, são os tipos de vestido de noiva. Para ajudar na escolha, preparamos um guia sobre o assunto, com dicas para cada tipo de corpo e 20 fotos para servir de inspiração. Confira!
Qual é o melhor modelo de vestido de noiva para cada tipo de corpo?
É importante deixar claro que não há regras rígidas, mas existem algumas dicas fashion que ajudam a trazer equilíbrio para os cinco tipos de corpo. Você não é obrigada a segui-las, se não combinarem com seu estilo, combinado?
Ampulheta: conhecido por ser o mais equilibrado, com ombros e quadril de largura semelhante, enquanto a cintura é mais fina. Para valorizar a silhueta, aposte em recursos que justamente mostrem a cintura mais fina, como espartilho. Se quiser alongar, decote V e detalhes verticais são boas pedidas.
Triângulo invertido: os ombros são mais largos que o quadril. Chame atenção para a parte de baixo, com volume, babado e camadas. A parte de cima deve ser mais básica, evitando decote ombro a ombro.
Pera: o quadril é mais largo que ombros e cintura. Valorize a parte de cima, com volume nas mangas e nos ombros. A saia deve ser fluida para não marcar o quadril.
Retângulo: ombros, cintura e quadril têm largura semelhante. Para fazer com que a cintura pareça mais fina e o quadril mais largo, escolha um vestido acinturado e com saia volumosa.
Oval: a largura da cintura é maior que ombros e quadril. Evite peças muito justas, porque podem ampliar medidas e marcar gordurinhas. Vestido de noiva com espartilho costumam ajudar a acinturar.
Quais os tipos de vestido de noiva?
Agora que você tem em mente detalhes sobre o tipo de corpo e recursos para equilibrar a silhueta, vamos às informações sobre os tipos de vestido noiva. Eles podem contar com diferentes decotes (tomara que caia, coração, ombro a ombro, ombro só…) e variações. Veja a lista abaixo e, na sequência, confira fotos e detalhes:
- Reto
- Justo
- Império
- Evasê ou em A
- Sereia
- Princesa
Vestido de noiva reto
Tem formato de retângulo. É mais ajustado ao corpo, sem volume na saia, ostentando a fama de alongar a silhueta. Apesar de agradar as noivas mais básicas, os modelos podem também receber muitos detalhes, incluindo transparências, rendas, aplicações…
Na foto acima, o decotão nas costas e a cauda em renda são os grandes destaques.
A renda confere romantismo ao visual.
Modelo minimalista e fashion.
Vestido de noiva justo
A peça acompanha as curvas do corpo da noiva, conferindo certo toque de sensualidade ao visual. Marca bastante a cintura e o quadril. Você gosta da ideia?
Opção nude com aplicações concentradas na parte superior.
A sensualidade do vestido justo foi acentuada pelo decotão e pela transparência nas mangas.
Vestido de noiva império
A divisão entre parte superior e saia é feita logo abaixo dos seios. Confere ar romântico e muitas vezes é utilizado em casamentos ao ar livre, com a saia fluida esvoaçante. Também é uma boa pedida para noivas grávidas, por não apertar na barriga.
Vestido de noiva evasê
O corte evasê também é conhecido como A, porque lembra o formato da letra. Começa a alargar suavemente a partir do quadril. Costuma ser confeccionado com materiais mais fluidos e é uma boa pedida para quem quer disfarçar quadris largos, porque não marca a região.
Vestido de noiva princesa
Você sonha com um casamento no estilo contos de fada? Este tipo de vestido de noiva pode ser a melhor opção para você! Ele é justo na parte superior e, a partir da cintura, abre com uma saia bem volumosa, digna de princesa. Costuma passa longe do minimalismo, acrescentando pedrarias, rendas, transparências, babados e/ou camadas.
O vestido tipo princesa pode exibir diferentes decotes, como tomara que caia (foto acima) e ombro a ombro (foto abaixo).
Não quer casar de branco? Veja só as propostas em coral (foto acima) e azul-acinzentado (foto abaixo).
Tipos de vestido de noiva: sereia
Este modelo valoriza a silhueta, marcando a cintura e o quadril. O volume vem a partir do joelho, se assemelhando ao formato da cauda de uma sereia.
O volume da saia foi obtido por meio de camadas de tule, na proposta acima.
Tule e renda formam uma das combinações queridinhas para o vestido sereia.
Decotão nas costas e renda chamam atenção neste look.
E aí, gostou dos tipos de vestido de noiva? Preparamos mais conteúdos sobre o grande dia, como convite de casamento, maquiagem madrinha de casamento, acessórios para casamento e frases para convite de casamento. Confira!