Depois do pedido de casamento, começam os muitos preparativos para o dia de dizer o tão sonhado “sim”. Além da maquiagem, do vestido, do calçado e das joias, é importante pensar nos tipos de véu de noiva. Preparamos um guia sobre o assunto, com detalhes, dicas e 12 fotos para servir de inspiração! Na hora da escolha do seu, tente manter a calma para que tome uma decisão segura.
Qual a diferença entre véu, grinalda e mantilha?
O véu é um tecido leve, normalmente tule, disposto na cabeça da noiva, podendo cobrir o rosto ou não. Há muitas tradições e superstições ligadas a ele. Na Grécia Antiga, por exemplo, acredita-se que poderia proteger a noiva dos maus espíritos. Também já foi ligado à pureza e à castidade.
Já a mantilha pode ser feita em um pano mais grosso e pode vir com texturas, aplicações e bordados. Também costuma cobrir mais a noiva, descendo pelos ombros até chegar à parte da frente do corpo. Fica rente ao rosto, como se fosse uma moldura.
Grinalda, por sua vez, é o nome dado ao acessório que vai nos cabelos da noiva. Pode ser uma presilha, uma tiara, coroa, guirlanda…
Vestido branco, véu e grinalda. A principal responsável pela popularização desse combo teria sido a Rainha Vitória (1819 – 1901), do Reino Unido. Usou esses elementos para se casar com o primo Albert, iniciando uma tradição milenar.
Quantos tipos de véu existe?
A lista é grande e repleta de variações. Por isso, não há um número exato. É possível escolher em tamanhos variados, dos curtos ao longos, passando pelos medianos. Tem também variações de tecidos, tonalidades e detalhes, incluindo renda, bordados, pedrarias, recortes a laser…
O véu é um dos acessórios mais tradicionais de casamento, mas só deve ser usado se você realmente gostar e quiser. Tenha em mente que é um dia único em sua vida, que merece corresponder totalmente ao seu estilo pessoal. Faça a escolha de maneira consciente, não para seguir padrões ou desejos de outras pessoas.
Véu de noiva voilette
Vamos começar a lista pelo voilette, o mais curto entre os tipos de véu de noiva. O nome em francês refere-se a um tecido telado que cobre parte do cabelo e o rosto parcialmente ou inteiro. Pode ser simples ou vir repleto de detalhes, como renda, pérolas, plumas e detalhes florais.
O acessório pode vir junto com o casquete, um tipo de chapéu sem abas. É caracterizado também poder ser pequeno e preso na lateral da cabeça. O resultado é muito charme e estilo vintage.
Véu blusher
Você já ouviu falar em véu blusher? É aquele que cobre o rosto, também conhecido no Brasil como véu folha de rosto. Traz um ar vintage e seu comprimento costuma ir da altura dos ombros até a cintura, podendo ou não ser combinado a um véu mais longos.
A noiva costuma caminhar até o altar com ele. Depois, seu rosto é descoberto e revelado durante a cerimônia. Portanto, haverá fotos tanto com quanto sem ele.
O modelo da foto acima traz o ar romântico da aplicação de renda nas bordas.
O véu blusher pode ser leve ou acrescentar volume com algumas camadas.
Véu de noiva de vários comprimentos
Tem véu para todos os gostos, incluindo curtos, médios e longos. E podem ir dos simples aos mais incrementados, ganhando detalhes de renda, bordados, pedraria…. O importante é que a escolha faça com que você se sinta linda e confiante!
O mais curto é o voilette (apresentado no início deste artigo), cobrindo parte do rosto e da cabeça. Tem ainda o na altura dos ombros, na altura da cintura, na altura dos dedos da mão da noiva (chamado ponta de dedo), no calcanhar (véu de valsa), tornozelo (véu capela) e maior que a cauda do vestido da noiva (véu catedral), com média de 2 a 5 metros de comprimento. Inspire-se:
O véu de tule no meio das costas acompanha vestido tomara que caia.
Mantilha com renda nas bordas de tamanho médio.
Uma maneira de prender o véu é logo abaixo do penteado preso.
O véu médio ganhou toque a mais com o acabamento delicado.
O véu pode vir junto com grinalda. Na foto acima, a escolha foi uma tiara de flores de tecido.
A renda traz romantismo e delicadeza à produção da noiva.
Os véus longos são valorizados nas fotos com o efeito do vento.
O véu de tule simples é uma maneira de incrementar o visual sem o risco de sobrecarregar.
O véu catedral, por ser muito longo é muitoutilizado em casamentos com cerimônias religiosas à noite e em lugares fechados.
Como escolher o véu de noiva?
O primeiro passo é ser honesta consigo mesma. Você realmente quer usar um véu? Se a resposta for “não”, nem pense em investir em um apenas para agradar ou seguir padrões. A noite é sua, merece que seu estilo esteja em todos os detalhes!
Quem sonha com o véu e quer criar harmonia nas medidas pode levar em conta vários detalhes, como formato do corpo, altura, formato do rosto. Por exemplo, o rosto redondo pode parecer mais fino e alongado com um véu com caimento perto dele. As baixinhas pode ficar com a silhueta mais longilínea com véu longo. Mas isso não é regra, apenas um detalhe de proporções.
Deve-se levar em conta o vestido de noiva. Se tiver muitos detalhes, pode acompanhar um véu igualmente trabalhado (cuidado para não cometes excessos) ou um bem simples para não tirar o foco da roupa. Um vestido mais simples abre espaço tanto para um véu simples (produção minimalista) quanto para um repleto de detalhes, dando destaque para ele.
Leia mais: tipos de vestido de noiva e oração para noiva.