Malu Pires Blog

10 benefícios do Pilates para incentivar o trabalho de corpo e mente

benefícios do Pilates

(Foto: Pixabay)

Você quer incluir hábitos saudáveis à sua rotina? Que tal descobrir os benefícios do Pilates? Preparamos um guia sobre o assunto, que indica 10 pontos positivos para corpo e mente. Para isso, é preciso executá-lo com consciência, concentração e frequência, sempre com acompanhamento de um profissional e avaliação médica.

Para quem o Pilates é indicado?

Pilates pode ser praticado por crianças, jovens, adultos e idosos, porque respeita os limites de cada pessoa. Trata-se de um método de exercícios desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates (1983 – 1967) na década de 1920, que busca trabalhar a conexão entre mente e corpo. A proposta é melhorar a consciência corporal por meio de atividades realizadas no solo ou em equipamentos exclusivos.

As séries enfatizam o fortalecimento do “power house” (“casa de força”), também conhecido como centro de força ou core, que se refere a um conjunto de músculos localizados na região do abdômen, responsáveis pela estabilização da coluna.

Pesquisas relacionam a prática a uma série de benefícios, incluindo correção na postura, tonificação de músculos, desenvolvimento da coordenação motora e aumento da concentração. Bem-estar, relaxamento e autoestima elevada também podem fazer parte do combo.

“Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você vai ter um novo corpo”, afirmou Joseph Pilates.

Benefícios do Pilates: elimina o sedentarismo

Você trabalha o dia todo e depois se joga no sofá até a hora de ir para a cama? O que acha de repensar seu estilo de vida? O sedentarismo (ausência de atividade física) pode levar  a uma série de problemas ou agravá-los, incluindo obesidade, osteoporose, estresse, ansiedade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares… Os benefícios do Pilates podem ser um incentivo e tanto para começar a praticá-lo. Não fique parado! A vida pede movimento em todas as áreas!

Melhora a flexibilidade, tonifica músculos e desenvolve coordenação

Você está “enferrujado”? Pois saiba que o Pilates é considerado uma das melhores atividades físicas para trabalhar a flexibilidade. Isso ocorre por meio da união de alongamento, fortalecimento muscular e respiração consciente. Os exercícios buscam ativar o corpo todo, de maneira consciente, impulsionando a coordenação motora.

Pilates corrige a postura

Em meio a correria do dia a dia, você já percebeu que a postura tende a ficar cada vez pior? Além de prejudicar a estética, os resultados tendem a ser dores pelo corpo, principalmente nas costas. A correção da postura é um dos principais possíveis benefícios do PIlates. “Uma boa postura pode ser adquirida com sucesso somente quando todo o mecanismo do corpo está sob um controle perfeito. O caminho segue como uma coisa natural”, disse Joseph Pilates, criador da técnica.

Ajuda a perder peso

Qualquer atividade física é aliada da perda e da manutenção do peso. Embora o emagrecimento não seja o foco do Pilates, sua prática pode contribuir para acelerar o metabolismo e queimar algumas calorias. No entanto, para identificar mudanças na balança, é preciso acrescentar exercícios aeróbicos, manter uma dieta balanceada, beber bastante água e dormir bem.

Benefícios do Pilates: promove bem-estar

A atividade física é conhecida pelo poder de liberar endorfina, responsável pela sensação de prazer. Portanto, os pilateiros podem sentir relaxamento, bem-estar e maior disposição. Também é importante mencionar a possibilidade de amenizar estresse, ansiedade, angústia e insônia.

(Foto: Pixabay)

Pilates melhora a autoestima

O Pilates tem sido um forte aliado no resgate da autoestima. Não busca um corpo perfeito, até porque isso nem sequer existe, mas traz tanto resultados estéticos quanto mentais. Pode ser uma possibilidade de aprender a valorizar-se e sentir-se bem com o próprio corpo. Com o avanço nos aprendizados e os desafios, ainda tender a surgir a satisfação pessoal e o sentimento de autorrealização.

Pilates ameniza sintomas de TPM

A TPM (tensão pré-menstrual) pode causar mau humor, cansaço, insônia, dores abdominais, irritabilidade excessiva e até enjoo. A prática de Pilates pode levar à redução dos incômodos, por meio da liberação de endorfina (hormônio do prazer e bem-estar) com sensação analgésica, fortalecimento da região pélvica, aumento do metabolismo e melhora da circulação sanguínea.

Pilates ajuda a controlar incômodos da menopausa

O Pilates costuma ser indicado como atividade para as mulheres na menopausa. Nessa fase, muitas mudanças hormonais costumam ser acompanhadas de sintomas nada agradáveis, como ondas de calor, oscilações no humor, alterações do sono e queda de libido. A prática dos exercícios costuma trazer alívio, porque pode promover bem-estar, melhora da circulação, redução do inchaço, redução de tensões e fortalecimento do assoalho pélvico.

Potencializa a concentração

Você realmente vive no presente? Ou está sempre remoendo o passado ou preocupada com o futuro? O Pilates pode te trazer para o agora. “É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo”, explicou Joseph Pilates. A concentração é potencializada pela respiração e pelo trabalho corporal conscientes.

Benefícios do Pilates: promove autoconhecimento

Entre os benefícios do Pilates está o autoconhecimento. Todo o processo se transforma em uma ferramenta para conhecer seus limites, dificuldades, facilidades…Portanto, é possível perceber os desafios dos movimentos corporais e estimular a coragem e confiança, que são fundamentais para todas as áreas da vida. Saúde física e emocional ficam lado a lado.

 

Leia mais: receitas para emagrecer e perder a barriga, Yoga para iniciantes, Yoga Facial e exercícios para perder a barriga.

 

Sair da versão mobile