Você sabe quais são os benefícios do óleo de coco para a saúde? Há muitos mitos e verdades envolvendo o produto, mas os especialistas já trazem algumas certezas. Preparamos um guia sobre o assunto e reforçamos a importância do uso – sem excessos – da versão extravirgem, orgânica e prensada a frio. Lembre-se também de que não existe alimento milagroso e da importância de consultar um médico ou nutricionista antes de incluir algo à sua dieta!
Óleo de coco fortalece a imunidade
O óleo de coco contém ácidos láurico e caprílico, que têm ação antimicrobiana, antifúngica e anti-inflamatória. Portanto, pode fortalecer as defesas naturais do corpo.
A sua ação antioxidante ainda tende a ajudar a proteger o organismo da ação danosa dos radicais livres. Assim, pode contribuir com a diminuição de risco de doenças crônicas e envelhecimento precoce.
Regula a função intestinal
De rápida absorção pelo organismo, faz bem para a saúde do intestino. Pode ser indicado para reduzir a prisão de ventre e combater a disbiose intestinal, um desequilíbrio que ocorre na microbiota e afeta a digestão, o sistema imunológico e a qualidade de vida.
Pode substituir outros óleos na cozinha
Em contato com o calor, o óleo de coco não vira gordura trans, diferentemente do que ocorre com os óleos vegetais, como o óleo de soja, milho e canola. Portanto, pode substitui-los nas receitas, incluindo em pratos refogados e grelhados. Não é indicado para fritura.
A iguaria pode se transformar em tempero para saladas e entrar no preparo de molhos, bolos, tortas, pães e sopas. Mas lembre-se de que não deve ser a sua única fonte de gordura e que o seu excesso também pode ser prejudicial.
Ajuda no processo de emagrecimento
Há muitas controvérsias em relação aos benefícios do óleo de coco para a saúde. O consumo do produto não faz com que a pessoa perca peso. Aliás, seu consumo em excesso é prejudicial, devido ao alto valor calórico.
O que acontece é que pequenas quantidades podem fazer parte da rotina para emagrecimento e manutenção do peso saudável, porque tendem a promover saciedade e acelerar o metabolismo, o que favorece a queima de gordura.
Se quer fazer as pazes com a balança, encare os fatos: não existe milagre! Você precisa investir em dieta balanceada e atividade física regular. Dormir bem e reduzir o estresse também fazem bem.
Benefícios do óleo de coco para a saúde íntima
Muitas mulheres costumam sofrer com a candidíase genital, uma infecção fúngica que leva a sintomas como coceira, vermelhidão, corrimento esbranquiçado, dor ou queimação ao urinar e desconforto ou dor na relação sexual. Na lista de benefícios do óleo de coco para a saúde está o tratamento e a prevenção do problema. Consulte seu médico!
Os ácidos láurico e caprílico têm ação antimicrobiana, antifúngica e anti-inflamatória, atuando apenas contra os micro-organismos patogênicos (ruins). Assim, o produto favorece a flora probiótica (natural), ajudando a restabelecer o equilíbrio da flora vaginal.
Pode ser aplicado no local, por fora da vulva ou uso vaginal na ponta de um absorvente interno. Também vale colocá-lo na geladeira e, antes de dormir, basta quebrar um pedacinho dele e inseri-lo cuidadosamente com o dedo no interior da vagina, principalmente no período pré-menstrual.
Como usar óleo de coco na pele?
Devido às propriedades nutritivas e antioxidantes, o óleo de coco pode fazer parte da rotina de skincare. É indicado principalmente para peles secas, sensíveis ou mistas. No caso das oleosas, o uso em excesso pode causar obstrução dos poros e levar a espinhas. Pode ser aplicado como hidratante labial também.
Já ouviu falar em cleansing oil? É uma tradição coreana que conquistou espaço no Brasil e utiliza óleos vegetais para fazer uma limpeza profunda da pele sem ressecar. Nesse caso, até mesmo as mulheres com pele oleosa saem ganhando. Aprenda o ritual:
- Aplique o óleo de coco (que pode ser misturado a outros óleos, como de abacate, girassol e semente de uva) em todo o rosto. Faça movimentos suaves com as mãos.
- Passe toalha embebida em água morna para retirar as impurezas.
- Lave o rosto e continue a rotina de skincare, com hidratação e protetor solar (durante o dia) ou creme antissinais (à noite).
Benefícios do óleo no cabelo
A hidratação com a iguaria é uma das opções queridinhas para fazer em casa, porque promete ação profunda e resultados visíveis. Um estudo mostrou que, entre os óleos (incluindo os de flores e minerais), o de coco foi o mais eficaz em prevenir a quebra e a desidratação do cabelo, usando antes e após a lavagem. Há pesquisas que ainda citam efeito preventivo de danos nos fios.
Quer aprender a utilizá-lo? Confira o passo a passo abaixo. Mas lembre-se de que é importante comentar com o dermatologista antes de acrescentar algum produto à sua rotina. E, se notar qualquer incômodo ou alteração, descontinue o uso.
Você vai precisar de:
- 3 colheres (sopa) de óleo de coco orgânico
- 3 colheres (sopa) de máscara capilar
- 1 ampola de vitamina
- 2 colheres (sopa) de soro fisiológico
- touca térmica
Modo de fazer:
- Em um recipiente, misture todos os ingredientes.
- Lave os cabelos com xampu, tire o excesso de água e passe a mistura nas mechas, enluvando-as (deslizar as mãos, repetidamente, por todo o comprimento até chegar ao final das pontas).
- Faça um coque, coloque a touca térmica e aguarde 40 minutos.
- Enxague bem, passe condicionar e enxague novamente.
Leia mais: hidratação profunda, hidratação com óleo de coco e óleo de copaíba.