Você gosta de procurar por alternativas naturais para melhorar a saúde e a beleza? Já ouviu falar nos benefícios do chá de sálvia? Pode ajudar tanto na digestão quanto no controle dos fogachos da menopausa. Preparamos um guia sobre o assunto para tirar as suas dúvidas! Mas é importante ressaltar que não substitui tratamento médico e que seu consumo deve ser orientado por um profissional.
Para que serve a sálvia?
A Salvia officinalis é uma pequena planta perene subarbustiva, que faz parte da família das mentas, Lamiaceae. É nativa da região Mediterrânica e cultivada como erva aromática e medicinal ou como planta ornamental. Entre seus principais compostos estão magnésio, zinco potássio, vitamina C e vitaminas do complexo B.
Combate a dispepsia, aquele desconforto na parte superior do abdômen ligado a gases, indigestão, saciedade precoce, sensação de corrosão interna ou queimação. Por isso, um dos benefícios mais comentados do chá de sálvia é o auxílio da digestão, para que fique mais fácil, possibilite melhor absorção dos nutrientes e haja maior secreção de enzimas.
Também pode ser uma alternativa para as mulheres na menopausa. Tem propriedades que ajudam na redução dos fogachos, que são as temidas ondas de calor repentinas.
Chá de sálvia emagrece?
A bebida não está ligada ao emagrecimento. Isso porque não tem função de acelerar o metabolismo (termogênica). O que pode acontecer é que o maior consumo de líquido estimule a diurese, resultando em redução do inchaço corporal.
É importante enfatizar que não existe um produto milagroso quando o assunto é perda de peso. O processo saudável leva em conta mudanças no estilo de vida, incluindo alimentação balanceada, ingestão de água, atividade física, manejo do estresse e boas noites e sono. Tudo isso pede foco e dedicação. O acompanhamento de médico e/ou nutricionista pode auxiliar a fazer escolhas mais assertivas e conscientes.
Para que serve chá de sálvia no cabelo?
Já ouviu falar no uso de sálvia para os cabelos? Há levantamentos científicos de que pode auxiliar no combate aos fios brancos decorrentes do envelhecimento, dispensando ou reduzindo o uso de tinturas, além de proporcionar mais força e brilho.
Antes de testar em casa, é importante saber que receitas caseiras também podem levar a reações alérgicas e a incômodos. O couro cabeludo não deve estar com cortes e nem machucados. Se notar qualquer alteração, descontinue o uso.
O processo consiste em lavar bem os cabelos com xampu, enxaguar, aplicar condicionador do comprimento às pontas e finalizar com mais um enxague. Então, jogue o chá em temperatura agradável e deixe secar naturalmente.
Fica aqui o alerta de sempre procurar por um dermatologista para identificar as causas dos problemas de pele, fios e unhas. Siga à risca o tratamento e sempre comente sobre a possibilidade de incluir fitoterápicos.
Como fazer chá de sálvia?
O processo é simples e rápido. Faça-o no dia do consumo, porque os benefícios do chá de sálvia vão se perdendo com o passar do tempo.
Ingredientes
- 3 g de folha seca de sálvia picada
- 150 ml de água
Modo de Preparo
- Ferva a água e desligue o fogo.
- Acrescente as folhas, tampe e aguarde cerca de 10 a 15 minutos.
- Coe e está pronto para o consumo.
Tomar chá de sálvia todos os dias faz mal?
Se não houver contraindicação no seu caso e não for algo excessivo (mais de 2 xícaras por dia), pode até consumir diariamente. Mas é mais interessante que isso ocorra por um intervalo curto de tempo para não gerar toxidade. Na verdade, revezar as plantas (incluindo hibisco, camomila, hortelão…) é a melhor ideia, porque entra-se em contato com benefícios e nutrientes diferentes.
Que horas tomar o chá de sálvia?
Não há um horário exato. No entanto, quem busca auxílio para a digestão pode investir na iguaria após as refeições. Mas espere cerca de uma hora, já que algumas pesquisas indicam que o chá pode inibir a absorção de alguns nutrientes. À noite também é interessante, podendo fazer parte do ritual de relaxamento e preparação para o sono.
Quem não pode tomar chá de sálvia?
É importante deixar claro que a ingestão exagerada de bebidas com propriedades fitoquímicas pode levar a irritações e reações alérgicas. Se tiver histórico de alergia ou intolerância à planta, evite-a.
De maneira geral, grávidas, crianças e pessoas com problemas de saúde (como insuficiência renal ou pressão alta) devem sempre evitar beber qualquer tipo de chá antes de consultar o médico. Ao avaliar o quadro individual, elimina-se a chance de riscos.
Outras maneiras de usar sálvia
A maneira mais fácil de obter os benefícios do chá de sálvia é por meio do chá, porque o preparo é simples e também não acrescenta calorias. Mas a iguaria ainda pode emprestar o seu sabor aos molhos de carnes. Normalmente, a folha é retirada no momento do consumo, assim como se faz com a de louro. Também há quem a utilize para fazer a manteiga de sálvia.
Leia mais: chá de hibisco para emagrecer, chá de louro e chá de laranja.