Os dias com sol são um convite e tanto para deixar a pele com a chamada “cor do verão”. No entanto, o bronzeamento natural pede por cuidados, porque a exposição excessiva e sem proteção adequada pode levar ao envelhecimento precoce e até a doenças como o câncer de pele. Para cuidar da beleza e da saúde, preparamos um guia com seis dicas fundamentais, que também auxiliam a manter o visual por mais tempo.
Aqui estão 6 maneiras de obter um bronzeado mais rápido para evitar a exposição prolongada ao sol.
Acerte no cardápio com betacaroteno
O betacaroteno favorece o bronzeado e ajuda a mantê-lo. Tem ação antioxidante e auxilia na formação da melanina, responsável pela pigmentação da pele. Os alimentos fontes do pigmento, que auxilia no bronzeamento natural, são:
- cenoura
- abóbora
- beterraba
- mamão
- damasco
- espinafre
Mas o efeito do consumo não é imediato. É necessário inclui-los no cardápio com, pelo menos, 15 a 30 dias de antecedência. E tome cuidado com o excesso, porque a pele pode acabar ficando amarelada. Nesse caso, basta suspender a ingestão e aguardar que volte ao normal.
A suplementação com betacaroteno em cápsulas é outra aposta, que deve ser indicada e acompanhada por um médico ou nutricionista.
Suco detox para bronzeamento natural
Ingredientes
- 300 ml de água filtrada
- 3 rodelas de abacaxi picado
- 1 cenoura média com casca
- 10 g de gengibre
Modo de Preparo
- No liquidificador, coloque a água e, depois, o restante dos ingredientes.
- Bata por aproximadamente 2 minutos.
- Consuma sem coar para não perder a fibras
Fonte: nutricionista Patricia Leite
2 – Qual o melhor horário para fazer bronzeamento natural?
Passar horas exposto ao sol definitivamente não é uma boa estratégia de bronzeamento natural. Pode causar vermelhidão, queimaduras, descamação e manchas, além de levar ao envelhecimento precoce e aumentar o risco de câncer de pele.
O processo deve ser gradual, respeitando também os horário de menor incidência de raios ultravioleta, ou seja, antes das 10h e depois das 16h. E não se esqueça de protetor solar, óculos de sol e chapéu.
3 – Use protetor solar
Ao contrário do que muitos pensam, o protetor solar não impede o bronzeado, mas o torna gradual. E o seu uso ainda evita descamação, vermelhidão, queimaduras, manchas e câncer de pele.
Um fotoprotetor eficiente deve oferecer boa proteção contra a radiação UVA e UVB. A radiação UVA tem comprimento de onda mais longo e sua intensidade pouco varia ao longo do dia. Ela penetra profundamente na pele, e é a principal responsável pelo fotoenvelhecimento e pelo câncer da pele.
Já a radiação UVB tem comprimento de onda mais curto e é mais intensa entre as 10 e 16 horas, sendo a principal responsável pelas queimaduras solares e pela vermelhidão na pele.
O produto deve ser aplicado ainda em casa, e reaplicado ao longo do dia, a cada duas horas, se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada. A quantidade recomendada é equivalente a uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de sopa para o corpo, uniformemente, de modo a não deixar nenhuma área desprotegida.
Deve ser usado todos os dias, mesmo quando o tempo estiver frio ou nublado, pois a radiação UV atravessa as nuvens.
4 – Cuide da hidratação para manter o bronzeado natural
A pele hidratada descama menos e, com isso, o bronzeado demora mais tempo para sair. Além do uso de cremes hidratantes após o banho, ingira bastante água sempre. Para não se esquecer, mantenha uma garrafinha ao seu lado o dia todo.
Evite tudo que possa causar ressecamento, como banhos demorados e água quente. Deixe de lado buchas e esfoliantes após a exposição ao sol, porque podem acelerar o processo de descamação.
Hidratante com babosa
Babosa é o nome popular da aloe vera. Também conhecida como babosa-verdadeira, aloe-de-barbados, aloe-de-curaçau, erva babosa ou caranguatá de jardim. Os seus ativos benéficos estão no gel encontrado dentro das folhas longas e pontiagudas. A aplicação na pele pode levar a efeitos como hidratante, calmante, clareador, anti-inflamatório e cicatrizante. É importante comentar com o dermatologista antes de acrescentar algum produto à sua rotina. E, se notar qualquer incômodo ou alteração, descontinue o uso.
Ingredientes
- 1 pedaço de babosa
- 1 colher (chá) de óleo de coco
- 1 colher (chá) de mel
Modo de Preparo
- Corte um pedaço de babosa, tire a casca e extraia o gel, que deve ser lavado com água para remover a aloína e não causar alergia.
- Amasse o gel ou bata-o no liquidificador.
- Misture bem todos os ingredientes.
- Aplique a mistura na pele limpa.
- Deixe agir por uma hora e lave com água ou pode passar a noite inteira com o produto.
- Repita o processo uma ou duas vezes por semana.
Fonte: Patrícia Elias, especialista em estética e cosmetologia
5 – Aposte em autobronzeador
Os autobronzeadores contêm uma substância chamada di-hidroxi-acetona, que interage com as células da camada mais superficial da pele, formando um pigmento. Esta é uma forma de manter o bronzeado, que não causa câncer e nem prejudica a pele de outras formas.
- Esfolie a pele.
- Coloque luvas para não manchar as mãos.
- Inicie a aplicação pelos pés e vá subindo, sempre com movimentos circulares. O último lugar deve ser o dorso das mãos e os dedos.
- Os locais de dobras, como cotovelos e joelhos, devem receber uma quantidade menor do produto.
- Nas costas, o ideal é ter o auxílio de outra pessoa. Se não for possível, utilize o espelho para verificar se está aplicando de maneira uniforme.
- Leia na embalagem quanto tempo depois deve-se tomar banho. Normalmente, o intervalo é de 8 horas. E cuidado para não manchar a roupa. Antes de se vestir, recomenda-se aguardar, pelo menos, 20 minutos.
Não se esqueça de:
- Reaplicar o protetor solar a cada 2 horas e após entrar na água.
- Aplique FPS no couro cabeludo, na parte superior dos pés, nas orelhas e em outros lugares que você pode facilmente perder
- Vire-se com frequência para se bronzear uniformemente, sem queimar
- Beba bastante água, use chapéu e proteja os olhos com óculos escuros.
Riscos de bronzeamento
O bronzeamento e o banho de sol podem ser bons e até melhorar o humor por causa da exposição a vitamina D. No entanto, o bronzeamento ainda apresenta riscos, especialmente se você renunciar ao protetor solar. Os riscos incluem:
- melanoma e outros cânceres de pele
- desidratação
- queimadura de sol
- erupção cutânea
- envelhecimento prematuro da pele
- dano aos olhos
- supressão do sistema imunológico
E aí, gostou das dicas de bronzeamento natural? Preparamos mais conteúdos sobre beleza para você, incluindo hidratação profunda e esfoliação com café. Confira!