Quer passar por uma transformação no visual? O cabelo chocolate não sai de moda e é uma opção democrática, porque combina facilmente com diferentes estilos, cortes e tons de pele. Costuma passar sensação de segurança e estabilidade. Preparamos um guia sobre o assunto, que tira as principais dúvidas e ainda traz 10 fotos para servir de inspiração!
Qual a diferença de cabelo castanho e chocolate?
Castanho é o nome dado a uma vasta gama de tonalidades, que passam por claras, médias e escuras, com subtons quentes, neutros e frios. O cabelo chocolate faz parte dessa lista, representando o marrom parecido com o da cor do doce que dá o seu nome. Conta com o fundo 0.7 (marrom), indicado no final da numeração das colorações.
Quem combina com cabelo chocolate?
É considerada uma cor neutra, que combina com todos os tipos de pele. Por ser escura e pesada, pode-se incluir luzes para trazer movimento e conferir leveza. Combina com acobreado, mel, avelã, canela, caramelo, dourado… O resultado é o famoso efeito “morena iluminada”.
Se quiser lançar mão da coloração, é importante passar pela avaliação do cabeleireiro, que deve analisar a saúde dos fios. Se estiverem muito danificados, investir em tratamentos de recuperação pode ser o mais indicado para o momento, deixando a transformação para depois. O teste de mecha também é fundamental, para garantir que não haverá irritação ou alergia.
Como deixar o cabelo na cor chocolate?
A escolha do processo depende da cor atual dos fios. Por isso, é fundamental procurar por um profissional especializado em coloração para evitar sustos e arrependimentos.
De maneira geral, mulheres loiras e com cabelo castanho claro, médio ou escuro podem aplicar direto a tintura. Lembrando que a cor final pode apresentar nuances variadas dependendo da base.
Quem exibe madeixas muito escuras, como pretas, precisará passar por um processo de descoloração rápido, antes da tintura. A mesma dica vale para as ruivas, que devem eliminar o avermelhado.
A técnica para remover pigmentos artificiais de colorações é chamada de decapagem. É um pouco mais agressiva que a descoloração e pede pelos cuidados de um cabeleireiro experiente.
Coloração total
Uma aposta para o cabelo chocolate é aplicar a tintura uniformemente nos fios, sem finalizar com luzes. Dependendo da cor que estava por baixo, pode-se exibir nuances mais claras ou escuras da tintura. O resultado é clássico e combina com todos os tipos de fios, dos lisos aos crespos. Confira as fotos a seguir:
A cor é uma maneira de variar o visual moreno e cai bem com cortes de comprimentos variados.
Mechas de contorno
Já ouviu falar em mechas de contorno? Como indica o nome, elas ficam ao redor do rosto para iluminá-lo. Podem vir acompanhadas de ombré hair (mechas desordenadas no comprimento).
(Foto: @sergiogrijohair/Instagram/Reprodução)
Ombré hair
Chegou a hora de falar do hit do momento! O ombré hair proporciona clareamento gradativo, sendo mais intenso nas pontas. A raiz é mais escura com os toques claros irregulares, partindo normalmente do meio do comprimento. Repare nos detalhes das fotos selecionadas:
Chocolate e acobreado dão movimento aos cabelos.
Na imagem acima, a combinação é de chocolate com avelã. Gostou?
Desta vez, o cabelo chocolate ganhou um toque de canela.
Mechas californianas
Quando o clareamento ocorre apenas próximo às pontas, é chamado de mechas californianas. O resultado fica um pouco mais marcado que o ombré hair.
Castanho escuro na raiz com tintura chocolate nas pontas para conferir efeito iluminado.
Cabelo chocolate com luzes
Luzes de tipos variados podem combinar com cabelo chocolate. A cor pode servir de fundo ou para iluminar outra ainda mais escura. Pode-se apostar em mechas grossas ou bem fininhas, chamadas de babylights, que se apresentam de maneira irregular ou simétrica.
O visual acima conta com luzes irregulares na cor chocolate.
Babylights iluminam com aspecto natural os cabelos cacheados.
Como cuidar do cabelo chocolate?
Cor escura não significa ausência de cuidados extras. Qualquer descoloração ou tintura pede reforços para manter a beleza e a saúde. Se não estiver disposta a separar algumas horas da semana para se dedicar a isso, o resultado pode ser fios ressecados, quebradiços, sem brilho e desbotados.
O primeiro detalhe é escolher produtos específicos para cabelos com coloração. Prefira água fria ou morna para a lavagem e esqueça a ideia de penteá-los quando estão molhados. Não esfregue a toalha para retirar o excesso de água, apenas pressione-a suavemente. Prefira a secagem natural, porque o calor do secador é prejudicial. Use protetor térmico, caso não abra mão do aparelho ou invista em chapinha e babyliss.
A mudança de visual deve ser acompanhada de hidratação. Além de beber bastante água, incremente sua máscara capilar com alguns ativos, como babosa, óleo de coco, D-pantenol, soro fisiológico, ampolas de vitaminas, mel… Se perceber que a cabeleira está sem vida, busque por tratamentos potentes e seguros, disponíveis em salões de beleza.
Leia mais: hidratação profunda, banho de brilho e shampoozada.