Vinhos brancos e espumantes são muito procurados em dias quentes. Mas que tal diversificar o brunch ou o momento descanso na piscina? Para facilitar na escolha, preparamos um guia que lista o que harmoniza com mimosa, uma bebida leve e refrescante!
O que é mimosa?
O drink tem a cara do verão e é muito consumido em brunchs ou à beira da piscina. Chama-se mimosa por conta da sua coloração amarela, semelhante à de uma planta de mesmo nome.
A história de sua criação é incerta. Há diferentes versões, com reivindicações de franceses, americanos e britânicos.
Uma das possibilidades é de que seja uma releitura do Buck’s Fizz (criado em 1921), feita em Londres, na Inglaterra. Os ingredientes são os mesmos, mudando apenas as proporções.
Já os franceses dizem que o bartender Frank Meier, do Ritz Hotel em Paris, é o grande inventor, em 1925. O que reforça a teoria é o fato de que a planta mimosa era muito popular nos jardins do país.
Nos Estados Unidos, relacionaram o cineasta Alfred Hitchcock (1889 – 1980) à invenção. Trata-se de uma ideia menos comentada, mas o famoso pode, na verdade, ter ajudado a popularizar a bebida no território americano.
Fato é que a família real britânica adorava a mimosa como bebida antes do jantar e pode ser a grande responsável por fazê-la uma aposta forte para brunch. Em 1961, o Sydney Morning Herald relatou que “a rainha, o duque de Edimburgo e a rainha mãe adotaram um coquetel de champanhe que chamam de mimosa”.
Os franceses bebem uma versão da mimosa com toque de Cointreau. Em 1971, Nova Jersey, nos Estados Unidos, começou a servir o drink ao lado do bloody mary (drink com suco de tomare e salsão), incrementando ainda mais a refeição que une café da manhã com almoço.
Como fazer mimosa?
A bebida é feita tradicionalmente com apenas dois ingredientes: espumante brut gelado e suco de laranja espremido na hora. Mas, com o tempo, surgiram diferentes versões, que podem agradar aos mais variados paladares.
Uma ideia recorrente é acrescentar uma dose de licor de grenadine, que proporciona sabor adocicado. Também pode-se substituir a laranja por maracujá, abacaxi, pêssego ou framboesa. Qual é a sua opção preferida?
Ainda é possível dar um toque de brasilidade ao drink. Sabe como? É só incluir um pouco de cachaça à receita.
Quer uma ideia interessante para deixar a taça fria por mais tempo? Acrescente uma fruta congelada, como uva ou pedaços de abacaxi e laranja. Aliás, em vez de jogar as cascas no lixo, utilize-as para decorar. Na lista do que harmoniza com mimosa, dê preferência a refeições leves.
Receita tradicional de mimosa
Ingredientes
- 180 ml de espumante gelado
- 60 ml de suco de laranja espremido na hora
Modo de Preparo
- Misture os dois ingredientes.
- Sirva em uma taça fina e alta.
Mimosa de maracujá
Ingredientes
- 180 ml de espumante gelado
- 60 ml de suco de maracujá
Modo de Preparo
- Misture os dois ingredientes.
- Sirva em uma taça fina e alta.
Mimosa à brasileira com cachaça
Ingredientes
- 100 ml de espumante brut
- 25 ml de cachaça
- 75 ml de suco de laranja
- laranja para guarnição.
Modo de Preparo
- Em um copo com gelo, acrescente todos os ingredientes e misture delicadamente.
- Decore com lasca de laranja.
Fonte: revista Casa e Jardim
O que harmoniza com mimosa?
O drink é muito utilizado para incrementar o cardápio de brunchs. A tradição inglesa, que surgiu durante o século 19, consiste em unir café da manha (“breakfast”) e almoço (“lunch”). Costuma ser servido por volta das 11h e pode se estender até o meio da tarde.
A aposta cítrica com o charme das borbulhas cai muito bem com torradas e geleias, por exemplo. Aliás, diferentes tipos de pães costumam ser grandes protagonistas neste tipo de refeição.
Quiches e tortas salgadas também são bem-vindas e podem harmonizar com a mimosa. Vale incluir saladas variadas como acompanhamento.
Queijos também têm tudo a ver. Prefira os menos salgados e mais delicados, como ricota e cottage. Eles, inclusive, pode estar presentes em receitas de quitutes do evento.
Pegue sua taça do drink com a certeza de que harmonizará com carnes leves, em especial peixes brancos. Tilápia e robalo estão entre os mais consumidos, incluindo na versão sashimi (crua) ou no preparo de ceviche.
Chegou a hora de falar da sobremesa! A mimosa é tão versátil que vai do início ao fim do brunch. Seu toque cítrico contrasta com doces variados, como cheesecake, bolos, muffins…
Outra ideia interessante é levar a mimosa para a beira da piscina e consumi-la junto com petiscos leves. Coloque na lista biscoitos integrais, palitinhos de legumes crus, iscas de tilápia e dadinhos de tapioca.
Leia mais: drinks, sobremesas de Natal 2021, receita de sopa paraguaia e receita de chipa.