Você sabe o que significa massoterapia? Consiste num grupo de técnicas de massagens, tanto de linha ocidental quanto oriental, que promete efeitos terapêuticos, de relaxamento e até estéticos. Reúne conhecimentos de shiatsu, massagem ayurvédica, massagem sueca, drenagem linfática… Ficou com vontade de deitar em uma maca confortável e receber as manobras manuais?
Qual é a diferença entre massoterapia e massagem?
Compreende-se massoterapia como a união de terapias, enquanto a massagem se trata de uma. “Os profissionais massagistas realizam cursos livres para desenvolver uma técnica em particular. O profissional massoterapeuta possui formação técnica mais abrangente. Em sua formação, o massoterapeuta aprende em sua formação a executar diversos tipos de massagens orientais e ocidentais. O curso técnico de massoterapia possui, em média, dois anos de duração. Este é considerado o período necessário para que o aluno especialize-se nas técnicas, além de também adquirir durante o curso conhecimentos avançados em fisiologia, anatomia e biossegurança”, explicou o site da Escola Técnica Geração.
Outra diferença entre as palavras pode ser uma tentativa de distinguir as massagens terapêuticas das eróticas. “Para se distanciar de prostituição ou massagens com erotismo, muitos terapeutas preferem usar a palavra massoterapia porque temem que a palavra massagem possa levar uma outra pessoa a entender algo a mais. Certamente, hoje em dia esse preconceito com a palavra massagem diminuiu muito, mas a história está repleta de palavras e expressões que mudaram de significado durante os séculos. A palavra massoterapia preenche bem essa vontade de ter uma palavra mais séria para os profissionais que trabalham na área da massagem”, informou a Bergqvist Massagem e Cursos de Massoterapia.
De maneira geral, diferentes massagens marcaram presença na história, desde as mais antigas civilizações. O massoterapeuta avalia a necessidade do cliente e escolhe os melhores métodos para cada caso.
Quais são os benefícios da massoterapia?
Independente do tipo de técnica de massagem, os possíveis benefícios são traduzidos em bem-estar e alívio de incômodos físicos. Confira alguns deles:
- Alívio de estresse e ansiedade.
- Alívio de tensões e dores.
- Relaxamento muscular.
- Liberação de toxinas.
- Melhora da circulação.
- Sensação de bem-estar e tranquilidade.
- Diminuição de edemas.
- Redução de celulite e gordura localizada.
Quais são as técnicas da massoterapia?
Há uma grande lista de massagens relaxantes e terapêuticas. De maneira geral, elas se dividem em duas linhas: ocidental e oriental. Estudos de anatomia e fisiologia envolvem as técnicas ocidentais, como massagem sueca e drenagem linfática. As opções orientais têm como meta cuidar do fluxo de energia vital para tentar equilibrar corpo, mente e emoções. Entre os exemplos estão massagem ayurvédica, shiatsu e reflexologia.
Confira detalhes de algumas das técnicas da massoterapia:
- Massagem sueca: também conhecida como massagem clássica, é a opção ocidental mais conhecida no mundo e muito usada para atletas, auxiliando no relaxamento e no tratamento de dores. Em geral, leva-se em conta a anatomia e a fisiologia tradicionais.
- Reflexologia: utiliza pressão em pontos específicos dos pés, mãos e orelhas, que correspondem a órgãos e outras regiões do organismo. Acredita-se que, assim, pode haver equilíbrio energético e envio de mensagens químicas para reduzir dores e estresse.
- Shantala: de origem indiana e com influência da medicina ayurvédica (filosofia milenar indiana, que tem como objetivo os cuidados com a mente, o espírito e o corpo), consiste em técnica de massagem para bebês, que busca aliviar cólicas e aumentar o vínculo com os pais.
- Drenagem linfática: técnica de massagem manual que estimula o sistema linfático a eliminar o excesso de fluidos do corpo. Com evidências científicas, pode auxiliar em vários tratamentos estéticos, ao reduzir edemas, por exemplo.
- Massagem ayurvédica: faz parte da medicina ayurvédica e com registros milenares na Índia. Os toques realizados com mãos, cotovelos e até com os pés tem como meta harmonizar espírito, mente, corpo e emoções, balanceando as energias. Conta com a utilização de óleos vegetais.
- Shiatsu: com origem na medicina oriental, propõe restabelecer o equilíbrio energético do corpo com pressão em pontos ao longo dos meridianos (canais energéticos).
- Massagem com pedras quentes: técnica realizada com pedras de basalto quentes dispostas pelo corpo.
É interessante acrescentar que a massoterapia pode ser aplicada em conjunto com outras técnicas, incluindo reiki (transferência de energia vital universal), cromoterapia (terapia com cores) e aromaterapia (terapia com aromas). A proposta é aliar o toque aos cuidados com os chakras (centros de energia). Assim, amplia-se a sensação de bem-estar e é possível ajudar no tratamento de incômodos, como enxaqueca, insônia e depressão.
Contraindicações
A massoterapia não deve ser aplicada em regiões com machucados e escoriações na pele. É importante informar ao profissional sobre suas condições físicas, problemas de saúde e gravidez (nesse caso, as mulheres devem receber a autorização do ginecologista para massagens terapêuticas e relaxantes). Apesar de as técnicas poderem levar a efeitos terapêuticos, isso não significa que substituem a consulta médica e os tratamentos regulares. Elas são complementares à medicina tradicional.
E aí, gostou das explicações sobre massoterapia? Também preparamos um conteúdo especial sobre massagem facial e seus benefícios e técnicas!