Malu Pires Blog

Óleo de girassol é aliado da hidratação da pele e cabelos

Imagem mostra óleo de girassol

(Foto: Pixabay)

Óleo de girassol é comumente utilizado na culinária. Mas você sabia que ele pode fazer parte dos cuidados com pele e cabelos? A sua principal função é a hidratação. Mas é importante lembrar que não combina com quem apresenta muita oleosidade natural. E lembre-se de consultar um dermatologista antes de utilizar qualquer produto em seu corpo. Confira abaixo os detalhes e cuidados necessários!

Para que serve o óleo de girassol na pele?

Sua ação mais conhecida é a de hidratação, por ser rico em ômega 9. “A vitamina E é um potente antioxidante. Além de ácidos graxos, um importante componente dos hidratantes para a pele. Também auxilia na cicatrização de feridas, sendo um composto de alguns regeneradores da pele”, acrescentou a dermatologista Melissa Falcão em reportagem do jornal O Globo.

Os médicos alertam que não é uma boa pedida para peles oleosas e acneicas, justamente por pedirem cuidados oil free (sem óleo). “O excesso de hidratação pode estimular as glândulas sebáceas e, consequentemente, deixar a pele mais oleosa”, explicou Melissa. “Para cosméticos corporais, todos podem usar, já que pernas e braços, em geral, são mais secos, mesmo quem tem rosto e tórax oleosos”, completou a dermatologista Paula Raso.

A especialista Patricia Ormiga, também em entrevista ao jornal, comentou a atuação do óleo de girassol no tratamento de problemas de pele. “Tem propriedades antioxidantes e é capaz de melhorar a função da barreira lipídica protetora da pele. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. Isso faz com que seja uma alternativa interessante no tratamento e na prevenção de afecções cutâneas, como a dermatite atópica e as escaras.”

Para hidratação profunda da pele, o óleo de girassol pode ser usado durante o banho. “Depois de desligar o chuveiro, aplique o óleo de girassol na pele e deixe agir por 3 minutos. Após esse tempo ligue novamente o chuveiro, retire o excesso de óleo e aí é só se enxugar normalmente”, ensinou o site da Farma Delivery. O composto também faz parte da lista de ingredientes de cosméticos variados, disponíveis em lojas em farmácias.

Lista de possíveis benefícios do óleo de girassol na pele:

Para que serve o óleo de girassol nos cabelos?

É uma opção para realizar a umectação, técnica que utiliza um óleo natural para cumprir o cronograma capilar. O produto promete ajudar na hidratação de cabelos danificados, com possibilidade de conferir brilho, maciez e resistência. Pode ser aplicado uma vez por semana. Confira o passo a passo:

  1. Aplique o óleo nos cabelos secos, da raiz às pontas.
  2. Massageie mecha por mecha.
  3. Cubra os fios com uma touca e deixe agir por até uma hora.
  4. Lave os cabelos normalmente até eliminar o produto.
  5. Aplique o condicionar específico para seu tipo de cabelo e enxague.

Cuidados

Procure o óleo de girassol em lojas especializadas em produtos naturais, sendo que há frascos com fórmula pura com indicação na embalagem para cabelos e pele. E fica aqui o alerta: converse com seu dermatologista antes de incluir qualquer produto à sua lista de autocuidados. Se lançar mão do óleo de girassol e notar qualquer alteração, incluindo irritações, alergias e oleosidade excessiva, descontinue o uso e busque auxílio médico.

Semente de girassol na alimentação

O óleo de girassol é amplamente utilizado na culinária, incluindo em saladas e frituras. Mas o mais interessante para a saúde é acrescentar a semente de girassol ao cardápio. Confira os benefícios do alimento:

“Sempre que você germina uma semente, ela vai conseguir ter mais nutrientes e vão estar mais nutricionalmente disponíveis. Para isso, você coloca meio copo de semente de girassol e coloca água até dois dedos acima da quantidade de semente. Deixe de um dia para o outro. Uma vez feita a germinação, consuma aquilo que fez. Por isso, não precisa germinar um quilo, porque é interessante que você consuma o alimento ainda vivo para ter todos os benefícios dele”, explicou a nutricionista Patricia Leite em seu canal do YouTube.

Coloque as sementes em saladas, sopas, no arroz, na granola feita em casa, iogurte natural… Conferem crocância e benefícios à saúde. Assista ao vídeo:

Gostou das dicas sobre óleo de girassol? Confira outros conteúdos de saúde, como calmantes naturais e técnicas fáceis para dormir rápido!

 

Sair da versão mobile