Malu Pires Blog

Descubra dicas de como escolher protetor solar para o rosto

como escolher protetor solar para o rosto

(Foto: Canva)

A proteção da pele deve ser feita tanto nos dias ensolarados quanto nos nublados, para reduzir as chances de câncer e fotoenvelhecimento. Você sabe como escolher protetor solar para o rosto? Preparamos um guia sobre o assunto, que fala sobre as diferentes opções para cada tipo de pele. Vale ressaltar a importância de marcar uma consulta com um dermatologista para indicar o melhor produto para cada caso.

Qual a importância do protetor solar?

O protetor solar ajuda no combate do câncer de pele, que é o tipo mais frequente no Brasil e no mundo. O efeito da radiação solar sobre as células é cumulativo e, por isso, a proteção diária é tão importante, mesmo quando o dia está nublado.

Os benefícios vão além da saúde e se refletem na parte estética. É que manchas, linhas finas e rugas também podem surgir ou aumentar com o envelhecimento precoce desencadeado pelo excesso de exposição solar sem cuidados.

Quais são os tipos de protetor solar para o rosto?

Uma das opções disponíveis nas lojas é o não-comedogênico. Costuma apresentar uma textura mais leve ou ingredientes menos oleosos, o que ajuda a evitar o entupimento dos poros. Por isso, é o indicado para pessoas com pele oleosa e acneica.

Se a embalagem informa que é hipoalergênico, significa que contém poucas substâncias produtoras de alergia. Portanto, ajudam a evitar coceiras, irritações e vermelhidões em peles sensíveis.

Quando o protetor solar também tem efeito hidratante é porque vem em textura de creme, colaborando com peles secas e ressecadas.

Você já deve ter reparado que há muitos produtos com cor. Criam uma barreira física que atua também contra os efeitos nocivos da luz visível (emitida por computador, celular, TV e lâmpada). Assim, é uma boa para prevenir o envelhecimento precoce e a formação ou aumento de manchas.

Como escolher um bom protetor solar?

Um fotoprotetor eficiente deve oferecer boa proteção contra a radiação UVA e UVB. A radiação UVA tem comprimento de onda mais longo, sua intensidade varia pouco ao longo do dia e penetra profundamente na pele, sendo a principal responsável pelo fotoenvelhecimento e pelo câncer da pele. A radiação UVB, por sua vez, apresenta comprimento de onda mais curto e é mais intensa entre as 10 e 16 horas, sendo a principal responsável pelas queimaduras solares e pela vermelhidão na pele.

Sendo assim, o primeiro cuidado na escolha é com o fator de proteção solar (FPS). A recomendação é a de que o fator mínimo seja de FPS 30 para todos os tipos de pele, inclusive negras. As mais claras e sensíveis ao sol devem optar por fatores ainda mais elevados.

Na hora de identificar o melhor tipo de produto, você deve levar em conta detalhes sobre sua pele. Por isso, é interessante consultar um dermatologista, que pode orientar cada caso.

De maneira geral, pessoas com pele oleosa e com tendência a acne são beneficiadas por filtros com toque seco, não-comedogênicos e oil free. As texturas indicadas são em gel ou gel-creme.

Quem apresenta melasma (manchas escuras no rosto) precisa reforçar o cuidado com a luz visível (vinda de lâmpadas, TVs e celulares). Os produtos com cor têm o poder de reforçar as barreiras.

Se o seu caso for pele seca, saiba que os protetores em creme podem ajudar na hidratação. Mas não dispensam o uso do hidratante recomendado pelo médico. Já os casos de sensibilidade pedem por itens leves e hipoalergênicos.

Quando aplicar protetor solar na rotina de skincare?

O produto marca a última etapa da rotina diária de cuidados com a pele. Começa-se sempre pela limpeza com água e sabonete. O tônico não é obrigatório, mas costuma ser indicada para peles mistas e oleosas. Depois é a vez do sérum com ação antioxidante e do hidratante específico para seu tipo de pele. O protetor solar fecha o processo.

Se quiser usar maquiagem, ela vem sempre depois do skincare completo. Mesmo se os produtos escolhidos vierem com FPS, não significa que você deve abandonar o protetor solar. Eles apenas servem de reforço.

 

(Foto: Canva)

Como aplicar protetor solar?

A medida recomendada por especialistas é a de uma colher de chá para rosto, pescoço e colo. Espalhe suavemente com as mãos, certificando-se de que todas as áreas foram cobertas de maneira homogênea. No caso do bastão, deslize suavemente, formando faixas por toda a pele. Os protetores com cor têm a vantagem de deixar evidente se alguma região recebeu pouco ou nenhum produto, facilitando o processo.

Não se esqueça da reaplicação. Ela é fundamental ao longo do dia, de acordo com as recomendações apresentadas na embalagem. Se houver contato com suor ou água, a recomendação é a cada duas horas.

Ao sair ao ar livre, procurar ficar na sombra, principalmente no horário entre as 10 e 16 horas, quando a radiação UVB é mais intensa. Cubra também as áreas expostas com roupas apropriadas, como uma camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas. Óculos escuros também são recomendados.

Leia mais: qual a ordem dos produtos de skincare, babosa no rosto, massagem facial e bronze gelado.

Sair da versão mobile