Você quer investir na sua saúde com a inclusão de produtos naturais? Que tal descobrir os benefícios do chá de gengibre? Preparamos um guia sobre o assunto, com modo de preparo, dicas e contraindicações! Mas é importante enfatizar que nenhum fitoterápico substitui tratamentos e que o consumo deve ser sugerido e acompanhado por um médico ou nutricionista, que tem acesso a detalhes individuais dos pacientes.
Quais os benefícios do chá de gengibre?
De origem asiática, o gengibre (Zingiber officinale) chegou ao Brasil por volta do século 16. Trata-se de uma raiz utilizada há séculos pela medicina tradicional oriental. Ralado, em pequenos pedaços ou em pó (de sabor mais intenso), pode marcar presença no preparo de muitos pratos, criar contraste com o iogurte e ainda ser consumido em forma de chá.
A lista de possíveis benefícios é grande. Por ser fonte de antioxidantes, protege as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo, que podem provocar doenças crônicas e envelhecimento precoce.
Também fornece gingerol, um anti-inflamatório natural. Sendo assim, pode fortalecer a imunidade e combater focos de inflamação, dor de garganta, tosse e congestão nasal. O item também tende a reduzir dores musculares.
O sistema cardiovascular ganha um impulso, por conta da diminuição da quantidade de colesterol ruim (LDL), deixando o sangue mais fluído. O gingerol ainda aumenta a captação de glicose pelas células, favorecendo o tratamento de diabetes.
No caso da gastrite, o gengibre atua no combate de bactérias, como a H. pylori. Mas é importante reforçar que deve servir de complemento ao tratamento com antibiótico e mudança alimentar.
A raiz costuma ser indicada para pacientes que fazem tratamento quimioterápico de combate ao câncer. O alívio do incômodo vem por meio da mastigação de um pequeno pedaço.
Chá de gengibre emagrece?
É importante deixar claro que não existe milagre para emagrecer rápido. O chá de gengibre pode servir de complemento na lista de autocuidados, que deve incluir atividade física, dieta saudável, redução do estresse, dormir bem, beber bastante água…
Com isso em mente, vamos entender a atuação do gengibre na perda de peso. O primeiro detalhe é que seu sabor marcante faz com que seu consumo seja em pequenas quantidade, ou seja, o valor calórico é insignificante.
Outro ponto importante é que facilita a digestão, reduz o hormônio do estresse (cortisol) e acelera o metabolismo. Também trata-se de um inibidor natural do apetite, ou seja, confere mais saciedade e, portanto, favorece o consumo equilibrado de alimentos.
Isso não significa que, para potencializar os benefícios do chá de gengibre, você deve consumi-lo em grande quantidade. O excesso pode levar a incômodo gástrico, queda de glicemia, pressão baixa… Converse com um médico ou nutricionista para avaliar se pode ingerir a iguaria e qual a quantidade indicada.
Como fazer chá de gengibre?
Ingredientes
- 1 pedaço de gengibre (cerca de 5 cm) ou 1 colher (café) do pó
- 250 ml de água
Modo de Preparo
- Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca do gengibre sob água corrente. Seque e corte o gengibre no tamanho desejado.
- Coloque o gengibre na xícara e acrescente a água fervente.
- Tampe e aguarde 15 minutos para consumir.
- Não adoce com açúcar, adoçante ou mel. Se quiser mudar o sabor, utilize um pouco de canela ou fatias de casca de laranja, por exemplo.
Chá de gengibre com limão
Ingredientes
- 1 litro de água
- 1 limão
- 2 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado ou em rodelas
Modo de Preparo
- Coloque a água no fogo até quase ferver. Nesse momento, adicione o gengibre, tampe e deixe por 5 minutos.
- Lave bem o limão e, sem descascar, corte-o em rodelas. Adicione na panela, volte a tampa e deixe no fogo baixo por mais 5 minutos.
- Desligue o fogo e espere o chá de limão e gengibre esfriar um pouco.
Fonte: Tudo Receitas
O que acontece se eu tomar chá de gengibre todos os dias?
Depende da quantidade. Se não houver contraindicação no seu caso e não for algo excessivo (mais de 2 xícaras por dia), você pode sentir os benefícios do chá de gengibre. Caso contrário, pode ter efeitos colaterais e deve cortar o consumo.
Mas é importante acrescentar que os especialistas indicam revezar as plantas, para não haver risco de toxidade por longa exposição e também para entrar em contato com benefícios e nutrientes diferentes.
É bom tomar chá de gengibre à noite?
O consumo do chá à noite costuma ser uma boa pedida para promover relaxamento, auxiliar na indução do sono e favorecer a digestão do jantar. Mas você também pode consumi-lo antes das refeições para promover a saciedade e acelerar o metabolismo. O médico ou o nutricionista pode ajudar na escolha dos horários e das quantidades, de acordo com suas necessidades individuais.
Quem não pode tomar o chá de gengibre?
Engana-se quem pensa que produtos naturais não têm contraindicações. Antes de incluir um fitoterápico em sua alimentação diária, como o gengibre, marque uma consulta com um médico ou nutricionista. Isso porque pode haver efeitos colaterais.
Por exemplo, quem usa medicamentos anticoagulantes pode apresentar sangue ainda mais fino, o que favorece hemorragias. Se tiver pressão baixa, a bebida pode fazer com que caia ainda mais. Outra possibilidade é a queda de glicemia, podendo levar a um quadro de hipoglicemia em diabéticos. As grávidas não devem consumir a raiz, já que existe risco de sangramentos.
Leia mais: chá de espinheira-santa, chá de ora-pro-nóbis e chá de hibisco.