Em busca de receitas naturais para a saúde? Os benefícios do gengibre estão na mira de quem quer alternativas para aumentar a imunidade, facilitar o processo de emagrecimento e reduzir náuseas. Mas é importante ressaltar que não existe milagre e que tratamento e terapia complementar devem ser sugeridos por um médico, que tem acesso a detalhes individuais dos pacientes.
Quais os benefícios do gengibre?
O gengibre é uma raiz utilizada há séculos pela medicina tradicional oriental. Veja a lista com 10 possíveis efeitos positivos:
- Valor calórico insignificante: o sabor marcante faz com que o uso seja em pequenas quantidades, não prejudicando o equilíbrio calórico das refeições.
- Ajuda no processo de emagrecimento: facilita a digestão, reduz o hormônio do estresse (cortisol) e acelera o metabolismo. Mas não faz milagre e deve vir junto de alimentação balanceada, atividade física e ingestão de água.
- Inibidor natural do apetite: confere mais saciedade e, portanto, favorece o consumo equilibrado de alimentos.
- Fonte de antioxidantes: protege as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo, que podem provocar doenças crônicas e envelhecimento precoce.
- Aumenta a imunidade: fornece gingerol, um anti-inflamatório natural. Portanto, fortalece o sistema de defesa do corpo e combate focos de inflamação, dor de garganta, tosse e congestão nasal.
- Reduz dores musculares: isso ocorre justamente por conta da ação anti-inflamatória do gingerol.
- Diminui náuseas: mastigar um pedaço de gengibre alivia o incômodo e, assim, costuma ser indicado para pacientes que fazem tratamento quimioterápico de combate ao câncer.
- Auxilia o sistema cardiovascular: diminui a quantidade de colesterol ruim (LDL), deixando o sangue mais fluído.
- Favorece tratamento de diabetes: o gingerol aumenta a captação de glicose pelas células, independente da ação da insulina.
- Ajuda no tratamento de gastrite: ajuda no combate de bactérias, como a H. pylori da gastrite, mas deve servir de complemento ao tratamento com antibiótico e mudança alimentar.
Como fazer chá ou água de gengibre?
O gengibre ralado, em pequenos pedaços ou em pó (de sabor mais intenso) pode entrar no preparo de muitos pratos e ainda criar contraste com o iogurte. Também é possível consumi-lo em forma de chá. Para isso, coloque na xícara um pedaço de 5 cm ou 1 colher (café) do pó. Acrescente 250 ml de água fervente, tampe e aguarde 15 minutos. Não adoce com açúcar, adoçante ou mel. Se quiser mudar o sabor, utilize um pouco de canela ou fatias de casca de laranja, por exemplo.
Se preferir água saborizada, separe um pedaço de 15 a 20 cm. Coloque os cubinhos em um recipiente com 1 litro de água, tampe e aguarde 12 horas. Pode ficar dentro ou fora da geladeira e o líquido deve ser consumido nos intervalos das refeições. Canela, raspas de limão e rodelas de abacaxi costumam deixar a iguaria mais agradável.
Shot com gengibre
O consumo diário de shots com ingredientes para aumentar a imunidade e ajudar a emagrecer tem ganhado espaço nas recomendações de médicos e nutricionistas. Os benefícios do gengibre marcam presença constante nas receitas e podem ser combinados com limão, canela, cúrcuma, pimenta, extrato de própolis, glutamina…
É comum a ingestão da mistura potente de manhã, logo ao acordar. É que o fato de estar em jejum pode ajudar a potencializar os efeitos, incluindo maior absorção, metabolização e digestão dos nutrientes. Mas não precisa ser necessariamente tomado quando sai da cama. Se quiser consumir antes do almoço ou jantar, também pode.
Vale acrescentar que a bebida não faz milagre e não substitui tratamentos, medicamentos e suplementações recomendadas por especialistas em saúde. Trata-se de um complemento para a rotina de cuidados.
Confira o passo a passo da receita de shot com gengibre, cúrcuma e canela:
- 1 limão
- 1/2 colher (café) de gengibre
- 1/2 colher (café) de cúrcuma
- 1/2 colher (café) de canela-da-china em pó
Modo de Preparo
- Misture bem todos os ingredientes.
- Tome o shot de uma vez.
Fonte: Cybercook
Suco verde com gengibre
O chamado “suco detox” apresenta altos teores de fibras, que ajudam na sensação de saciedade. Também têm efeito diurético, facilitando a eliminação de toxinas e a redução do inchaço. Favorecem o funcionamento do intestino e ajudam no processo de emagrecimento e manutenção do peso saudável. Os benefícios do gengibre potencializam as receitas, como esta abaixo:
- 1 litro de água
- 4 folhas de couve (com o caule)
- 3 laranjas
- 1 pedaço de gengibre (tamanho a gosto)
Modo de Preparo
- Em um recipiente, esprema as laranjas e reserve.
- Lave bem as folhas de couve e bata no liquidificador com o suco das laranjas, a água e o gengibre e os demais ingredientes.
Fonte: Tudo Gostoso
Qual o mal que o gengibre pode causar?
Antes de incluir o gengibre em sua alimentação diária, é importante consultar um médico ou nutricionista. Isso porque há algumas contraindicações. Em pessoas que usam medicamentos anticoagulantes, o sangue pode ficar ainda mais fino, o que favorece hemorragias. Se tiver pressão baixa, cuidado, porque ela pode cair mais com o consumo do produto. Há também a chance de queda de glicemia, podendo levar a um quadro de hipoglicemia em diabéticos. As grávidas devem evitar por conta do risco de sangramentos.
Leia mais: chá de louro, suco de chuchu, shot da imunidade e shot para emagrecer.