Já experimentou chá de alecrim? Faz parte da lista de opções naturais para promover mais saúde. Além de fornecer antioxidantes para combater radicais livres, pode ajudar na digestão, no controle da ansiedade e na redução do açúcar no sangue. Mas é importante ressaltar que não existe milagre e que tratamento e terapia complementar devem ser sugeridos por um médico, que tem acesso a detalhes individuais dos pacientes.
Para que serve chá de alecrim?
A iguaria é conhecida por uma série de benefícios. Um deles está relacionado à grande quantidade de antioxidantes, que atuam na neutralização dos radicais livres, cujo excesso no corpo leva ao envelhecimento precoce e ao aparecimento de algumas doenças crônicas. “Quanto mais antioxidante a gente consumir, melhor para a gente”, informou a nutricionista Patricia Leite em seu canal do YouTube.
Ainda auxilia na diminuição do açúcar do sangue (glicose sanguínea). “Ele tem alguns compostos que ajudam a fazer com que suas células do corpo absorvam mais a glicose sem depender tanto assim da insulina. Claro que a insulina tem um papel superimportante, mas a bebida pode dar uma ajudada. Então, se você tem pré-diabetes ou se quer manter os níveis de açúcar mais controlados, o chá de alecrim pode ser uma boa opção”, acrescentou a profissional.
Alguns estudos já apontaram que consumir a infusão duas vezes por dia pode ajudar significativamente a diminuir os níveis de ansiedade e estresse. Assim, se quiser relaxar para ter uma boa noite de sono, esta é uma boa opção de calmante natural.
“Estudos relacionam o consumo do chá de alecrim com a melhora da saúde cerebral, inclusive evitando danos cerebrais. Fazendo com que as células cerebrais durem mais tempo e mais saudáveis. Tem estudos também que relatam que a ingestão pode ajudar com relação à saúde ocular, evitar progressão de doenças oculares, se você já tem”, informou Patricia.
Outro ponto positivo é para o processo digestivo. “Faz com que tenha mais bactérias benéficas no intestino, a digestão correta, a secreção de ácidos, o trânsito intestinal”, completou.
Lista de possíveis benefícios do chá de alecrim:
- Fonte de antioxidantes
- Reduz açúcar no sangue
- Diminui a ansiedade e estresse
- Ajuda a relaxar para induzir o sono
- Melhora da saúde cerebral
- Melhora da saúde ocular
- Ajuda no processo digestivo
- Efeito diurético
Chá de alecrim emagrece?
A bebida não leva ao emagrecimento, mas pode auxiliar no processo por conta do efeito diurético. “Teve um estudo feito com ratinhos que verificou que os ratos que ingeriram chá de alecrim conseguiram realmente perder mais peso do que os ratos que não tomavam, mesmo os que consumiam mais gordura proporcionalmente. A gente sabe que o organismo do ratinho é diferente do dos humanos. Pode ser que ajude os humanos, mas não existe um consenso científico. Mas a gente sabe que, quando as pessoas tomam chá de maneira geral, acabam hidratando mais, estimulando a diurese, então desincham mais. Pode ajudar, mas lembre-se sempre de que não vai fazer milagre. Você vai ter que fazer uma boa alimentação, dormir bem, atividade física, beber bastante água”, explicou a nutricionista Patricia Leite.
Quer lançar mão da bebida? Não acrescente açúcar e nem adoçante. Se o gosto natural incomodar, a dica da especialista é colocar na infusão uma casca de laranja, uma casca de maçã, um pedacinho de canela e/ou um pouco de camomila. Vale ainda preparar o chá, diluir em bastante água e colocar folha de hortelã, raspas de laranja ou limão, como se fosse uma água saborizada.
Como fazer o chá de alecrim?
Você vai precisar de:
- 1 colher (sopa) de alecrim
- água
Modo de Preparo
- Coloque alecrim na xícara.
- Acrescente a água fervendo.
- Deixe em infusão por 10 minutos.
- Beba sem adoçar.
Quais os efeitos colaterais do chá de alecrim?
De maneira geral, especialistas alertam para o consumo exagerado de bebidas com propriedades fitoquímicas, como o chá de alecrim. É que pode levar a irritações e reações alérgicas. Se tiver histórico de alergia ou intolerância à planta, evite ingeri-lo. Grávidas, lactantes, crianças e pessoas com problemas de saúde devem consultar obrigatoriamente um médico antes de incluir a bebida em seu dia a dia.
Qual o melhor horário para tomar chá de alecrim?
Quem busca auxílio para a digestão pode investir na iguaria após as refeições. Mas espere cerca de uma hora, já que alguns estudos indicam que o chá pode inibir a absorção de alguns nutrientes. Outra boa pedida é à noite, como um ritual de relaxamento e preparação para o sono.
Pode tomar todos os dias?
Pode, mas durante um intervalo curto de tempo. “Varie os chás pois plantas em excesso também geram toxicidade. Uma mesma planta nunca deve ser usada por mais que três vezes ao dia, nem por mais de 15 dias”, ensinou a nutricionista Andreia Torres em seu site.
Aprenda a cultivar alecrim em casa
Que tal fazer um chá orgânico com a folha produzida em sua própria casa? Aprenda a cultivar o alecrim, com cinco dicas simples para mantê-lo bonito e saudável. Assista ao vídeo da Vida Verde Sistemas Sustentáveis:
Gostou das informações sobre chá de alecrim? Preparamos conteúdos também sobre chá de melissa, chá para infecção urinária, chá de orégano e chá de erva-doce! Confira!