Malu Chapéus – Blog

Descubra os benefícios do chá de espinheira-santa

benefícios do chá de espinheira santa

(Foto: Pixabay)

Você está em busca de uma vida mais saudável? Então, tenha em mente que produtos naturais podem auxiliar nesta jornada. Quer saber quais são os benefícios do chá de espinheira-santa? Preparamos um guia sobre o assunto, incluindo modo de preparo e contraindicações. É importante enfatizar que nenhuma planta é milagrosa e qualquer terapia complementar deve ser sugerida por um médico ou nutricionista, que tem acesso a detalhes individuais dos pacientes.

Quais os benefícios do chá de espinheira-santa?

Trata-se de uma planta medicinal com o nome científico Maytenus ilicifolia. Pode ser encontrada em regiões de clima ameno, onde a temperatura varia constantemente, como o caso do Sul e Sudeste do Brasil. Em jardins externos, alcança o porte de arbusto, com até três metros de altura. Já em vaso grande, chega até um metro.

Os benefícios do chá de espinheira-santa estão relacionados às questões gástricas e digestivas, e foram verificados em vários estudos científicos. É comumente indicado contra gases, refluxo, dores no estômago, intestino, azia, digestão, inflamação, gastrite e úlcera. Mas vale lembrar que seu consumo não exclui o tratamento médico, servindo de complemento quando indicado pelo profissional.

Apresenta grande quantidade de taninos (polifenóis de origem vegetal), especialmente a epigalocatequina, que atua na secreção ácida do estômago. Também traz efeitos antisséptico e levemente analgésicos, além de reduzir a fermentação. Os óleos essenciais presentes na planta são cicatrizantes, antissépticos e calmantes da mucosa gástrica.

As propriedades diuréticas e laxativas levam ao auxílio na eliminação de toxinas do organismo por meio da urina e no tratamento da prisão de ventre. A imunidade também pode ser fortalecida.

Pode tomar chá de espinheira-santa todos os dias?

Isso depende da quantidade. Se não houver contraindicação no seu caso e não for algo excessivo (mais de 2 xícaras por dia), pode até consumir diariamente. No entanto, é importante dizer que os especialistas indicam revezar as plantas, para não haver risco de toxidade por longa exposição e também para entrar em contato com benefícios e nutrientes diferentes.

O chá de espinheira-santa pode ser consumido quente ou frio. Aliás, quem sofre com úlcera ou gastrite costuma sentir maior conforto com algo mais gelado. Muitas pessoas bebem a iguaria antes do almoço ou do jantar para agir como protetor gástrico.

É importante enfatizar que nenhum chá dá carta branca para uma alimentação ruim, porque uma coisa anula a outra. As bebidas fitoterápicas não fazem milagres! Servem de complemento tanto para a dieta equilibrada quanto para tratamentos. Converse sempre com seu médico ou nutricionista antes de incluir qualquer item ao seu cardápio.

(Foto: Portal Amazonia/Reprodução)

Pode adoçar chá de espinheira-santa?

Considera-se o açúcar um potente inflamatório. Portanto, se você tem gastrite ou refluxo, por exemplo, deve ter recebido a orientação de não utilizar o produto, porque fermenta, dá gases e aumenta o crescimento de bactérias ruins no estômago.

O ideal é não adoçar o chá. Se ficar muito incomodado ao ingeri-lo, pode acrescentar um pouco de adoçante natural, como stevia ou xilitol. Outra possibilidade é diluir com mais água para deixar o sabor menos pronunciado. Também vale misturar com casca de mação e outros chás, como de camomila e erva-doce, que dão um toque a mais sem prejudicar o estômago.

Como fazer chá de espinheira santa?

O chá é obtido por meio das folhas secas da planta, num processo simples e rápido. Faça-o no dia do consumo, porque os benefícios vão se perdendo com o passar do tempo.

Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Ferva a água.
  2. Desligue o fogo e acrescente as folhas de espinheira-santa.
  3. Tampe e reserve por 10 minutos.

Chá de espinheira-santa turbinado

Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Ferva a água, acrescente as ervas e deixe em fusão.
  2. Coloque em uma jarra os galhos de lavanda e as rodelas de limão. Acrescente o chá coado.
  3. Sirva quente ou gelado.

Quais os efeitos colaterais do chá de espinheira-santa?

Fica o alerta: apesar de ser algo natural, não significa que não possa causar danos. O consumo exagerado de bebidas com propriedades fitoquímicas pode levar a irritações e reações alérgicas. Se tiver histórico de alergia ou intolerância à planta, evite-a.

O chá de espinheira-santa é contraindicado para grávidas e lactantes, porque pode secar o leite de algumas mulheres. Consulte um especialista sempre que pensar em inserir qualquer hábito novo, principalmente se você tem algum problema de saúde. É que, ao avaliar o quadro individual, elimina-se a chance de riscos.

Leia mais: chá de ora-pro-nóbis, chá de hibisco para emagrecer, chá de louro, chá de laranja, chá de sálvia, chá de melissa, chá de folha de abacate, chá de louro, chá de erva-doce e chá para infecção urinária.